Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.4.12

Luta no 17 de abril tem caráter internacional | MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Luta no 17 de abril tem caráter internacional

16 de abril de 2012

 Da Página da Via Campesina

Camponesas, camponeses e seus aliados celebram o 17 de abril, o Dia Internacional das Lutas Camponesas, com a organização de mais de 250 ações e manifestações em todo o planeta.

Esse evento relembra o massacre de 21 camponeses sem terra que protestavam pelo acesso a terras e justiça em 1996, no Brasil. Uma lista completa das ações, desde aulas universitárias à ocupações de terras, está disponível no site www.viacampesina.org

O movimento camponês internacional Via Campesina se mobiliza este ano para se opor à ofensiva atual de alguns estados e grandes empresas multinacionais para monopolizar terras que os camponeses tem cultivado durante centenas de anos. A demanda das camponesas e camponeses é simples: precisam ter acesso a terra para produzir alimento de suas comunidades. Quando a terra é usurpada pelas multinacionais, elas se tornam imensas monoculturas de exportação. Isso só aumenta a fome, o mal-estar social e a devastação do meio ambiente, o que inclui o atual caos climático.

Organizações camponesas reclamam terra em todo o Brasil, organizaram mobilizações massivas contra o monopólio de terras em Tete (Moçambique), farão frente ao Tribunal Constitucional em Yakarta (Indonésia) e semearão flores e plantas silvesres em uma rotatória na Bretaña francesa.

Esse dia de ação acontecerá alguns dias antes da Conferência do Banco Mundial sobre Terra e Pobreza (em Washington de 23 a 26 de abril). As mobilizações da Via Campesina darão voz à oposição das camponesas e camponeses contra a iniciativa do Banco Mundial de Inversão Agrícola Responsável (RAI, sigla em inglês) que supostamente irá previnir os abusos de monopólio de terras, mas que na verdade legitimará o dito monopólio de terras de cultivo por empresas e estados.

“Na estrada para a Conferência Rio + 20, os camponeses, partidários da soberania alimentar e o movimento agroecológico estão opondo-se ativamente ao “capitalismo verde” que está se promovendo internacionalmente. Acreditamos que a terra, a água, as sementes e todos os recursos naturais devem ser utilizados pelas camponesas e camponeses para alimentar o mundo e protegê-lo, não para que as empresas transnacionais obtenham seus benefícios”, disse Henry Saragij, coordenador geral da Via Campesina.

http://www.mst.org.br/node/13173

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz